- A FOOD CHECKER SOFTWARES E TREINAMENTOS LTDA. (“FOOD CHECKER” ou “NÓS”), pessoa jurídica de direito privado inscrita no CNPJ sob o n° 13.216.477/0001-50, com endereço na Rua Alceu de Almeida Santos, n° 54, Vila Romero, São Paulo/SP, CEP: 02469- 020, trata seus Dados Pessoais de forma responsável e é transparente em suas práticas.
- Esta Política de Privacidade da FOOD CHECKER demonstra o compromisso da empresa com a segurança e o sigilo de informações coletadas e foi desenvolvida cuidadosamente para que nosso Usuário (“VOCÊ”) entenda como tratamos seus dados pessoais, quais são os seus direitos e como você pode exercê-los.
- Coletamos e tratamos seus Dados Pessoais apenas para as finalidades estabelecidas ou para fins específicos que compartilhamos com você e/ou com os quais você consentiu.
- Ao utilizar os serviços da FOOD CHECKER, você nos fornece algumas informações pessoais para que possamos proporcionar a você a melhor experiência no atendimento de suas expectativas.
- É importante ressaltar que você é responsável pelos seus Dados Pessoais fornecidos e pelos Dados Pessoais de terceiros que compartilha conosco também.
-
DEFINIÇÃO DE DADOS PESSOAIS
Você precisar saber que, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, Dados Pessoais são informações pessoais relacionadas a um indivíduo que possibilitam sua identificação, seja de forma direta ou indireta.
Assim, os dados relacionados a pessoas jurídicas não são protegidos por essa Lei.
-
SOBRE OS DADOS QUE COLETAMOS
A coleta dos dados dos Usuários é essencial para a operação da Plataforma. Nossa coleta de dados ocorre em situações diferentes, a depender da forma de interação com a Plataforma:
-
Dados de cadastro de interesse do Consultor de Alimentos:
Os dados coletados para nossa primeira interação são nome, e-mail, celular/WhatsApp e senha.
-
Dados de cadastro do Usuário (assinante) para utilização da plataforma:
Usuário é o assinante, ou seja, a pessoa física ou jurídica responsável pelo cadastro inicial e utilização das funcionalidades da FOOD CHECKER. Os dados que coletamos do Usuário no momento do cadastro têm a finalidade de identificar o assinante e conceder acesso às funcionalidades da Plataforma. Além das informações já coletadas no cadastro, o Usuário deve informar nome completo, profissão, número de documento, data de nascimento, sua localização (endereço), dados para faturamento, além de outros dados que poderão ser inseridos voluntariamente pelo Usuário. Alguns destes dados são inseridos nos relatórios gerados por meio da plataforma. Estes são os únicos dados sobre os quais exercemos o papel de Controlador de Dados, nos termos da LGPD.
-
Dados dos Consulentes, Colaboradores do Assinante, Colaboradores dos Clientes do Assinante e Fornecedores:
Considerando que:
- Consulente é o Cliente do Usuário Assinante, a pessoa a quem o consultor, Usuário da FOOD CHECKER, presta seus serviços (seu cliente);
- Colaboradores do Assinante são pessoas com quem o Usuário (assinante) mantém relacionamento, como administradores e consultores de alimentos, por exemplo, e cujos cadastros são realizados na plataforma pelo próprio assinante ou com seu consentimento;
- Colaboradores dos Clientes do Assinante são as pessoas que fazem parte da equipe de trabalho do Cliente do Usuário, independente do tipo de vínculo, como, por exemplo, garçons, balconistas, cozinheiros, entre outros;
- Fornecedores são as pessoas física ou jurídica com quem o Usuário mantém relacionamento comercial, baseada ou não em contrato ou acordo, com o compromisso de entrega de produtos ou serviços utilizados pelo Assinante.
Eventualmente poderá haver a coleta de dados pessoais decorrentes dessas relações, a critério do Usuário. Assim, a inserção, compartilhamento, acesso e guarda, enfim, os dados pessoais inseridos pelo Assinante (Usuário) na plataforma são de sua total responsabilidade, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sendo certo que estes dados pessoais somente são tratados pela FOOD CHECKER de acordo com o interesse do Usuário, não figurando nesta relação como controladora de dados, mas somente como operador.
-
Dados de cadastro de interesse do Consultor de Alimentos:
-
COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
A FOOD CHECKER tem o dever de transmitir algumas informações a autoridades judiciais, fiscais e governamentais, nos termos da lei. Além disso, poderemos compartilhar alguns dados com terceiros prestadores de serviço para diversos fins que visam sua segurança (como prevenção de fraudes), melhor suporte, cumprimento de obrigações legais, entre outras questões assim relacionadas, sempre respaldado pela segurança, transparência, confidencialidade e melhores práticas de governança.
Além disso, podemos compartilhar dados com alguns parceiros comerciais cuja atividade é inerente ao próprio negócio, contudo, os parceiros sempre deverão garantir a capacidade de se obrigarem à proteção de dados pessoais por nós compartilhados, nos termos da Lei, e possuir ferramentas de segurança da informação adequadas a minorar riscos de vazamentos de informações ou ataques de hackers.
-
POR QUANTO TEMPO OS DADOS SERÃO ARMAZENADOS?
De acordo com o autorizado pela LGPD, os seus dados pessoais podem ser conservados pela FOOD CHECKER por diferentes prazos, na medida de sua relevância legal ou da duração da relação contratual com o Usuário. Uma vez cumprida a finalidade, os dados pessoais serão eliminados definitivamente de todos os servidores.
-
TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Se você for menor de 18 (dezoito) anos e/ou incapaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil, temos a obrigação legal de coletar o consentimento expresso e inequívoco de um seus pais ou responsáveis para o tratamento de seus dados pessoais e consequente utilização da Plataforma.
Para a verificação do consentimento manifestado conforme acima, solicitaremos o endereço de e-mail do pai e/ou responsável indicado, ao qual será enviado um formulário de confirmação da responsabilidade.
-
ATENDIMENTO PELO WHATSAPP
Utilizamos o WhatsApp como ferramenta de comunicação para facilitar o atendimento de nossos clientes e possíveis clientes. Contudo, pedimos que tal comunicação não envolva o envio de qualquer tipo de dado pessoal não solicitado ou de documentos que contenham dados pessoais. O envio voluntário destas informações não será de responsabilidade da FOOD CHECKER e será excluído de nosso tratamento de Dados Pessoais.
-
COMO PROTEGEMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados Pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nessa Política. Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos recursos tecnológicos avançados para garantir a segurança de todos os dados tratados. Entre as medidas de segurança implementadas estão a prática de controles de acesso a sistemas e ambientes de tratamento de dados, técnicas de criptografia e a instalação de barreiras contra o acesso indevido às bases de dados (incluindo firewalls), entre outros controles de segurança da informação. Investimos constantemente em Segurança da Informação para garantir a proteção de seus dados.
-
QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira garante a você uma série de direitos relacionados a eles. A FOOD CHECKER está plenamente comprometida com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:
SEUS DIREITOS COMO EXERCER Confirmação e Acesso Você pode solicitar à Empresa a confirmação sobre a existência de tratamento dos seus Dados Pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você. Correção Você pode solicitar a correção dos seus Dados Pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados. Anonimização, bloqueio ou eliminação Você pode solicitar (a) a anonimização dos seus Dados Pessoais, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) o bloqueio dos seus Dados Pessoais, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos para certas finalidades; e (c) a eliminação dos seus Dados Pessoais, caso em que deveremos apagar todos os seus Dados Pessoais sem possibilidade de reversão. Portabilidade Você pode solicitar que a Empresa forneça os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável visando à sua transferência para um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios da Empresa. Informação sobre o compartilhamento Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas com as quais a Empresa realiza uso compartilhado dos seus Dados Pessoais. Manteremos, nessa Política, uma indicação das nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de Dados Pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do caso, podemos limitar as informações fornecidas à você caso a sua divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios da Empresa. Informação sobre a possibilidade de não consentir Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando ele for solicitado pela Empresa. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados. Revogação do consentimento Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer. Oposição A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto, como, por exemplo, quando for necessário para garantir a segurança de nossas rodovias. Caso você não concorde com alguma finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá apresentar oposição, solicitando a sua interrupção. -
AVISOS IMPORTANTES
Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a FOOD CHECKER poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos.
Em alguns casos, nós podemos ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que informações específicas poderiam violar direitos ou segredos de negócio da FOOD CHECKER ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência da nossa obrigação de reter dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar nossa defesa do ou de terceiros em disputas de qualquer natureza.
Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas nos comprometemos a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.
Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer seus direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.
-
COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM A FOOD CHECKER?
Se você acredita que seus Dados Pessoais foram tratados de maneira incompatível com esta Política ou com as suas escolhas enquanto Titular dos seus Dados Pessoais, ou, ainda, se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política e à forma como tratamos seus Dados Pessoais, entre em contato conosco nos seguintes endereços de contato:
Endereço para correspondências
Rua Alceu de Almeida Santos, n° 54,
Vila Romero, São Paulo/SP, CEP: 02469-020E-mail para contato:
contato@foodchecker.com.br -
TERMOS E MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Para nós, é muito importante que você compreenda a seriedade com que tratamos seus dados pessoais. Por isso, a fim de descomplicar a leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:
TERMO CONCEITO DADO PESSOAL É uma informação relacionada a uma pessoa física e que seja capaz de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. TITULAR É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem. TRATAMENTO É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação. EMPRESA Somos nós, a FOOD CHECKER. POLÍTICA É esta Política de Privacidade. LGPD É a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – n° 13.708/2018 CONTROLADOR DE DADOS PESSOAIS É o responsável por determinar os objetivos para os quais os dados são coletados. OPERADOR DE DADOS PESSOAIS É quem realiza o processamento de dados em nome do controlador, atuando de acordo com as instruções fornecidas pelo controlador e é contratualmente obrigado a garantir a segurança e a conformidade no processamento de dados. Enquanto o controlador toma as decisões finais sobre o tratamento, o operador executa as operações diárias envolvidas no processamento de dados pessoais, mantendo a integridade e a segurança das informações. Como estamos sempre buscando melhorar os nossos serviços e a forma como operamos, esta Política de Privacidade pode passar por atualizações com o intuito de refletir as melhorias realizadas. Desta forma, recomendamos a visita periódica desta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações efetivadas.
#privacidadenãosefazsozinho