Fique por dentro

Sistema para rotulagem nutricional

Quem é consultor de alimentos sai na frente quando utiliza um sistema para rotulagem nutricional para realizar os rótulos dos alimentos, uma ferramenta tão importante no ramo alimentício.

A rotulagem é um dispositivo obrigatório que deve estar presente nos alimentos e bebidas produzidos cuja finalidade principal é permitir que o consumidor saiba mais sobre as características do produto que ele está comprando.

Podemos dizer que o rótulo é a forma de como as empresas fabricantes de produtos alimentícios tem de se comunicar com o consumidor em relação a um determinado produto.

Qual o objetivo de um rótulo nutricional?

Um rótulo de alimentos, quando é feito de forma adequada, tem diversas finalidades que vão além de informar corretamente ao consumidor sobre as características do produto. 

Outras finalidades que o rótulo possui são a de atrair a atenção dos consumidores, gerar valor à mercadoria e também evitar que a empresa sofra as penalidades em caso de uma rotulagem errada. 

Infelizmente são várias as empresas fabricantes de produtos alimentícios que sofrem com penalidades por conta de uma rotulagem errada, até com frequência. Por isso, os fabricantes de produtos alimentícios devem dar uma atenção especial para a produção dos rótulos dos alimentos do que apenas dar atenção à fabricação do alimento em si.

Além disso, é através das informações contidas no rótulo que o consumidor poderá fazer escolhas alimentares que vão beneficiar sua saúde, principalmente através da tabela nutricional e da lista de ingredientes.

O que um rótulo contém?

Além da tabela nutricional e da lista de ingredientes, um rótulo deve conter outras informações como a designação de venda do alimento (nome do produto), o conteúdo líquido (gramas ou quilos e ml ou litros), o lote e prazo de validade, o local de fabricação do produto (empresa, dados da empresa etc.), entre outras informações.

Quanto às informações nutricionais, existem as que são obrigatórias nos rótulos de alimentos e bebidas embalados. São elas: valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. Com essas informações, os consumidores poderão comparar as informações nutricionais entre vários produtos alimentícios e escolher os de melhor qualidade nutricional.

A fabricação de um rótulo requer um bom conhecimento das legislações vigentes. São muitas as legislações, por isso, é importante que você que atua na área da rotulagem de alimentos saiba elaborar corretamente um rótulo contendo todas as informações exigidas a fim de evitar informações erradas, pois podem prejudicar o consumidor e provocar possíveis penalidades para a empresa, como já dissemos.

Qual a importância de realizar um rótulo através de um sistema para rotulagem nutricional?

Além conhecer de legislações para elaborar um rótulo adequadamente, é importante que você, consultor, utilize a tecnologia para realizar seu trabalho com mais eficácia e qualidade além do que você já tem feito.

Quando você elabora um rótulo aplicando todas as legislações vigentes necessárias, você presta um serviço de qualidade onde você cumpre a lei e também consegue mostrar ao seu cliente que você é um profissional capacitado. 

E quando você usa um sistema para rotulagem nutricional, você agrega ainda mais valor ao seu trabalho e consegue realizá-lo com mais facilidade e praticidade, otimizando o seu tempo. Isso significa que, com mais tempo disponível, você pode focar ainda mais em outras atividades da suas consultorias e até captar mais clientes.

Cada vez mais produtores de alimentos embalados estão tendo consciência da importância de comercializarem seus produtos contendo as informações necessárias e corretas em um rótulo para o consumidor.

Nesse sentido, o consultor de alimentos pode atuar em conjunto com o fabricante para elaborar rótulos com todas as informações e clareza para os consumidores saberem o que estão comprando.

E é para isso que você tem à sua disposição o melhor software para rotulagem nutricional presente no mercado, o Food Cheker, um programa que cria o rótulo com mais agilidade quando comparado com o sistema de papeis, calculadora e planilhas.

Com ele, você pode elaborar rótulos completos em poucos minutos e ainda e enviar imediatamente para o seu cliente para que seja avaliado e aprovado.

Então, se você ainda não utiliza um software para rotulagem nutricional, não perca tempo e conheça o Food Checker, um sistema que, além de realizar o rótulo completo do produto do seu cliente, também contém outras funcionalidades que todo consultor de alimentos precisa realizar durante suas consultorias.

Considerações finais

A rotulagem nutricional, portanto, deve ser vista não apenas como um dispositivo que deve cumprir a lei, mas como uma forma de o consumidor conhecer melhor o produto que está comprando.

Portanto, o consultor de alimentos e os fabricantes de produtos alimentícios devem trabalhar juntos para informarem corretamente ao consumidor sobre aquilo que estão comprando e como consultor de alimentos, você pode realizar o serviço de rotulagem de forma prática através do melhor sistema de rotulagem nutricional.